Após o ciclone Idai em Março de 2019, a ARA Centro conseguiu medir os níveis máximos de inundação no vale do Búzi. Resultando em um mapa de risco de inundação, que mostra quais áreas do vale do rio estão em risco de uma inundação extrema. Este mapa permite discussões necessárias sobre o planeamento do uso da terra.
Gestão do risco de cheias
A gestão do risco de cheias faz parte do projecto Blue Deal. O planeamento adequado do uso da terra nos vales dos rios é necessário para evitar danos causados por inundações. Os mapas de risco de inundação são cruciais para discussões sobre esse planeamento de uso da terra.
Medir os níveis de inundação
Após a inundação extrema causada pelo ciclone Idai em Março de 2019, os níveis de inundação foram visíveis na paisagem do vale do Búzi. Com o apoio do projeto Blue Deal, a ARA Centro mediu esses níveis de inundação. Um mapa de risco de inundação surgiu. Este mapa mostra quais áreas do vale do rio estão em risco quando ocorre uma inundação tão extrema.
Inicio de discussões
Novas discussões sobre o uso da terra no vale do Búzi serão iniciadas. Todas as organizações responsáveis pelo planeamento do uso da terra estarão envolvidas. As discussões serão baseadas no mapa de risco de inundação que agora está disponível.





