Licenciamento e facturação dos utentes de água

Em 2021, prosseguimos com as actividades de introdução da ferramenta informática SIRHA da iCarto para o licenciamento e a facturação dos utentes de água nas ARAs. Entre outras acções, foram continuados os encontros mensais do “grupo de debate”.

A ARA Sul utiliza esta ferramenta desde 2019 e a eficiência do processo de trabalho para licenciamento e facturação aumentou drasticamente. Como resultado, a ARA Sul tem agora uma melhor visão sobre o uso total da água e as receitas provenientes dos utentes de água aumentaram. Actualmente, existem menos erros nos dados inseridos e menos tempo é gasto no processo. O vídeo neste link https://youtu.be/AI8qQSWp84c explica estas melhorias.

Em 2020/2021, as antigas cinco ARAs fundiram-se em três. Além disso, a estrutura do departamento mudou. Agora, a ferramenta SIRHA tem de ser adaptada a esta nova situação e as bases de dados dos utilizadores de água devem ser unidas. Futuramente serão organizadas mais acções de formação sobre a utilização do SIRHA para a ARA Centro e a ARA Norte. Para este trabalho, será preparada uma nova tarefa para a empresa iCarto para o próximo ano.

No ano passado, foi desenvolvido um protótipo para integrar os dados dos utilizadores de água na ferramenta SIRHA com o modelo de atribuição de água (WEAP), com vista a facilitar a avaliação hidrológica de novos pedidos de utilização de água.

A ARA Sul tem de enviar 1000-1500 facturas aos utentes de água todos os meses. Para melhorar a eficiência deste processo, foi criado um protótipo para a integração dos dados SIRHA com o software de faturação Primavera. No próximo ano, estes dois protótipos serão utilizados nos processos de trabalho da ARA Sul e serão avaliados. Será iniciado um novo piloto na ARA Sul para utilizar imagens de satélite para encontrar utilizadores de água e será feito um teste com pedidos de licença online por parte de novos utentes de água. Após uma avaliação positiva destas novas ferramentas, tencionamos introduzi-las nas outras duas ARAs.

No âmbito do primeiro objectivo da componente de alocação de água, que visa melhorar o processo de licenciamento e facturação, foi desenvolvido pela Blue Deal, com o contributo de todas as ARAs, um termo de referência para a continuação do trabalho realizado pela iCarto para o desenvolvimento e a operação do SIRHA. No dia 28 de Maio de 2021 realizou-se via Skype a última reunião mensal do Grupo de debate moderada por Anton Amado, onde foram definidas por cada ARA novas prioridades para a continuação da parceria com a iCarto. Foram definidas as seguintes 4 prioridades: tarefas de unificação e reestruturação, formação, acompanhamento, apoio e debate, melhorias identificadas no sistema e desenvolvimentos de protótipos.

Partilhe esta notícia